top of page
Foto: Mayra Azzi

foto: Mayra Azzi

Carolina Minozzi é formada em Dança (2009) pela UNICAMP e Mestre em Artes da Cena (2015) pela mesma universidade. Desde 2010, atua artisticamente na cidade de São Paulo, como diretora, coreógrafa, artista-orientadora, performer e colaboradora em projetos de pesquisa, formação e criação em dança contemporânea. 

 

Atualmente é professora substituta no curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, mantendo um trânsito de atuação artística e relações com a cidade de São Paulo. 

No ano de 2023, estreou o trabalho ___fio___ , co-dirigido, criado e dançado junto a Patrícia Árabe e realizado através do Prêmio Paralela de Criação em Dança (Uberlândia - MG), com iluminação-performance de Lucas Pradino e trilha sonora de Hedra Rockenbach.

 

Ainda em 2023, seguiu desenvolvendo o projeto TRANSPOSICIONES em parceria com Vera Garat (UY), Tamara Gomez (UY) e Patrícia Árabe (BR) , através do programa Iberescena. Juntas, criaram a prática-obra "Tensar el tiempo" que foi apresentada na Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo -SP). 

No ano de 2022, estreou o solo "à escuta", no SESC Avenida Paulista, criado em parceria com a dramaturgista Ana Krein. Neste mesmo ano, "à escuta" participou da 8ª edição da PARALELA - Plataforma de Artes (Uberlândia - MG). Em 2019, as investigações de "à escuta" foram o foco do projeto da residência artística de Carolina Minozzi, realizada no PAR - Programa Artistas en Residencia (Montevideo - UY), com curadoria de Vera Garat e Tamara Gomez. A finalização da residência foi a abertura do processo no FIDCU - Festival Internacional de Dança Contemporânea do Uruguai (Montevideo - UY). Em 2018, no Teatro Oficina, foi realizado o primeiro ensaio aberto deste solo, dentro da programação dos “Ensaios Perversos”, da Cia. Perversos Polimorfos.

No ano de 2021, Carolina Minozzi criou o solo de dança e audiovisual "Música nos ossos". A criação se deu através de encontros online na plataforma Zoom com intervenção sonora-visual ao vivo de Hedra Rockenbach, criando um espaço ficcional para a existência do trabalho.

Ainda em 2021, criou a videodança "dancei acordada.e e estava sonhando" e o projeto de entrevistas "conversas em movimento", todos contemplados pelos editais PROAC Expresso Lab Lei Aldir Blanc.

Em 2020 e 2021, desenvolveu a peça coreográfica no formato web TRANSPOSICIONES (Iberescena 2020), uma co-produção entre Brasil e Uruguai, junto das artistas Patrícia Árabe (BR), Tamara Gomez (UY) e Vera Garat (UY), com produção de Carolina Goulart.

A artista integra a Key Zetta e Cia, desde 2015, dirigida por Key Sawao e Ricardo Iazzetta, com quem criou e dançou os trabalhos "COISA QUE MOVE - Danças para Takao", “Uníssono”, "Oralidades de Corpo", “RIR”, "Riso", "Obrigado por vir + convidados", "SIM" e "Para todos os seguintes". Com a Key Zetta e Cia apresentou trabalhos no Festival Panorama (Rio de Janeiro), Festival Múltipla Dança (Florianópolis), Bienal SESC de Dança, Festival Endanzante (Medellín - Colômbia), dentre outros. Junto ao grupo, recebeu o prêmio Denilto Gomes da Cooperativa Paulista de Dança, na categoria de melhor elenco de 2017, com o trabalho "Obrigado por vir + convidados". 

No período de 2018 a 2009, integrou o núcleo artístico do VÃO e co-dirigiu, criou e dançou os trabalhos "FIM" (Fomento à Dança), "Move Cover" (Festival Cultura Inglesa), "Quem com porcos se mistura farelo come" (Proac), "Bando" (FIC-Campinas), entre outros. O trabalho “FIM” recebeu o prêmio Denilto Gomes da Cooperativa Paulista de Dança, na categoria de melhor espetáculo 2018, participou da Bienal SESC de Dança e do Festival Double Trouble em Porto - Portugal. Atualmente, Carolina Minozzi segue como performer das obras que foram criadas junto ao VÃO entre 2018 a 2009. 

Em 2012, dirigiu, criou e dançou o solo “Em água” , realiado através do edital Novos Coreógrafos | Novas Criações - Site Specific do Centro Cultural São Paulo.

Trabalha em programas públicos de formação em arte, como artista-orientadora de Dança. Em 2020 atuou como arte-educadora responsável pelo Projeto Espetáculo de Dança da Fábrica de Cultura de Diadema. Foi artista-orientadora do Programa Vocacional Dança nas edições de 2012, 2018 e 2021.

bottom of page